O que começa uma crise?

Vários fatores podem dar início a uma crise; podem ser fatores sérios ou até muito bobos. É fácil identificar os fatores sérios: o falecimento de alguém próximo, um acidente, uma doença. Mas os fatores muito bobos também são importantes, embora tragam consigo o agravante de uma decepção pessoal: "por que isso me abala tanto?" - e é difícil até mesmo identificar o ponto em que o acontecimento se tornou o gatilho dessa nova crise.
Não poucas vezes eu terminava de falar com alguém ao telefone e sentia que alguma coisa não estava certa. Era a crise chegando!
O assunto nem precisava ter sido sério, era às vezes apenas uma proposta, uma pergunta, a comunicação de um imprevisto.
O que acontecia no meu íntimo, e que somente bem depois eu me dava conta, era que:

  • a proposta me incomodava e eu não queria aceitá-la por algum motivo;
  • a pergunta me incomodava porque eu não queria respondê-la por algum motivo;
  • o imprevisto me incomodava porque certamente eu queria que meus planos e esquemas funcionassem como eu havia previsto.
Por isso me parece que a causa comum para que se inicie uma crise é o nosso querer. E invariavelmente nosso querer está associado a um desejo de controle das situações. É, lembrem-se bem, nossa herança como filhos de Adão e Eva: queremos ser deuses!

Currently have 1 comentários:

  1. "a proposta me incomodava e eu não queria aceitá-la por algum motivo;". Perfeito! isso acontece muito. Por isso devemos sempre estar em oração e pedir a Deus com humildade que nos mostre o caminho que Ele quer que sigamos, porque a nossa tendência é seguir o que nós queremos...

    Não podemos estacionar achando que o que sabemos já está bom. Temos que buscar aprender mais, seguir adiante com confiança em Deus, deixar aberto o espaço para nossa santificação. Quando paramos pensando que já sabemos o bastante, que não precisa ir mais longe, deixamos aberto o espaço para que o inimigo aja, pois quando nasce alguma inquietação temos o dever de buscar sobre ela, não podemos nos acomodar.

    A Paz!


© 2010 Benditas crises! |Blogger Author BloggerTheme | Free Web Hosting | Blogger Templates | Business Credit Cards
powered by Blogger | WordPress by camelgraph | Converted by BloggerTheme.