“Eu queria resolver logo isso!...”

É, eu também!... mas uma das maiores lições das crises é saber esperar o tempo de Deus.
Quando estávamos começando a Comunidade, num Rosário de sábado eu abri a seguinte leitura, que vi ser todinha para nós:
“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.
Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação.
Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice.
Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais; vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa.
Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria.
Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz.
Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada?
Pois Deus é cheio de bondade e de misericórdia, ele perdoa os pecados no dia da aflição. Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram.”
(Eclesiástico 2, 1-13)
Pois é...

Alguém pode me dizer se existe uma única pessoa neste mundo que sabe melhor do que Deus os tempos para as coisas acontecerem?
É isso mesmo: não há ninguém.

Então, para quê a pressa de resolver as coisas?

Já sei as respostas: “ah, mas eu queria...”; “seria tão mais fácil se acontecesse já...”; “seria tão melhor se isto se definisse logo...”   E eu comento: Aaaaahhhhh! nada disso tem importância! (rs...)

É sério, eu sei: a gente realmente sofre muito quando passa por uma situação de indefinição, esperando que o tempo amadureça - que a gente amadureça, essa é a verdade. Mas é tão melhor deixar que Deus resolva as coisas do jeito certo, no momento certo!

Dou um exemplo básico, para que isto não fique muito no ar e depois me digam que eu andei ensinando que a gente não deve fazer nada, só esperando Deus fazer:

Não poucas vezes, quando estamos diante de uma decisão espiritual importante, surge ao lado disso uma sugestãozinha alternativa para a situação, relacionada (muitas vezes) à parte afetiva, ou à parte financeira. E aí fica aquela dúvida não muito cruel:
Escolho o que eu não tenho certeza que é isso mesmo, e que demora pra fazer efeito, ou já resolvo esta parte que está tão mais perto de ter um resultado?
Simples, de decidir, não é? A gente tem pressa, quer ver as coisas acontecendo logo (de preferência, agoooooora!!!) e embarca pelo atalho que parece rápido mas que leva para longe da definição principal.
Depois não adianta reclamar, porque a gente vai ter que voltar àquele ponto de definição outra vez, e novamente terá que escolher entre Deus e... a gente!

A esperança de Deus é que algum dia a gente escolha certo.

Currently have 0 comentários:


© 2010 Benditas crises! |Blogger Author BloggerTheme | Free Web Hosting | Blogger Templates | Business Credit Cards
powered by Blogger | WordPress by camelgraph | Converted by BloggerTheme.