Em busca da felicidade

Quando se suspira por felicidade, em geral se suspira por algo que nunca está no mesmo lugar em que nós estamos, seja temporal ou fisicamente. Como se felicidade estivesse sempre “lá longe”; “lá” onde estive ou “lá” onde não estou ainda. Então tentam nos animar com frases que não ajudam em nada e ainda nos fazem sentir culpados por não nos sentirmos felizes sempre.

O mito da felicidade que vivemos hoje tem muito a ver com a cultura atual, e basicamente nos ataca em dois pontos principais:
  1. aponta nosso objetivo de felicidade como um estado em que nada de errado nos acontece.
  2. afirma que o caminho para atingir esse objetivo é pelas coisas sensíveis.

Eu usei a expressão «nos ataca» porque esses dois pontos são de fato um ataque, um atentado à nossa razão e à nossa natureza humana. Pois, seguindo fielmente essas duas indicações, o homem (no sentido de Humanidade) só consegue colher insatisfação.

O homem não tem apenas uma dimensão. Portanto, um estado em que tudo está aparentemente bem - saúde, conforto, realizações pessoais - não significará necessariamente “felicidade”. Não é uma equação matemática: saúde + dinheiro + amor = felicidade. Você pensava que era assim?...

Quando se batalha por um objetivo, colocando nele a esperança de ser feliz, tão logo esse objetivo é atingido, sentimos que a satisfação por tê-lo alcançado não atinge o sentido pleno de felicidade. Isso porque imprevistos, dificuldades, doenças, etc., não são opostos à felicidade real. Então, vamos ter consciência disto:
É ilusão pensar que felicidade é um estado em que está tudo bem, tudo ordenado, tudo sob nosso controle.

Uma vez que o objetivo (item 1) é falso, o meio para se chegar a ele (item 2) é duplamente falso! As coisas sensíveis - sensações, posses, prazeres - não trazem felicidade. Vamos anotar nas paredes, se preciso for:
Prazer é físico. Felicidade é espiritual.
Portanto, não se alcança a felicidade por meio do prazer!

(detalhes sobre isso na Terapia de Doenças Espirituais )
O prazer é passageiro. Quem pratica esportes, sabe que a sensação prazerosa do exercício físico feito segunda-feira de manhã não dura até segunda-feira à noite: é algo físico! E com todos os outros meios de conseguir prazer é a mesma coisa: a sensação de prazer não dura! Mais que isso: conforme o tipo de prazer escolhido para se buscar a felicidade, além da insatisfação pelo prazer que não dura, nos vêm ainda as consequências físicas e morais: doenças, dependência química, decadência (moral e financeira), depressão, e até suicídio - e nada disso resolve “o problema” de se encontrar a felicidade.

Queridos! Estas crises que temos com relação à busca da felicidade são para nos livrarmos dessas ilusões malignas. Felicidade sem Deus, não existe. Para quem tem fé, felicidade é estar em harmonia com Deus; para quem não tem fé, também! Não há felicidade sem se cumprir os Mandamentos de Deus - e eu me pergunto se alguém neste mundo tem conseguido cumpri-los realmente! Mas o empenho em viver segundo o que Deus nos ordena para nosso bem, já é caminho para a verdadeira felicidade.

Essa busca de felicidade, intrínseca no homem, é a busca de Deus. Veja bem então “o quê” você está buscando: Deus! Agora veja bem se você está usando o caminho certo para encontrá-lO.

Currently have 0 comentários:


© 2010 Benditas crises! |Blogger Author BloggerTheme | Free Web Hosting | Blogger Templates | Business Credit Cards
powered by Blogger | WordPress by camelgraph | Converted by BloggerTheme.