Você tem todo direito de sofrer

Certa vez uma amiga estava passando por uma crise imensa. Para mim, que apenas via tudo acontecendo, a impressão era de que tudo lhe doía tanto que ela nem sabia como expressar o que sentia. Também parecia não entender nem o que se passava dentro dela. Tudo era dor.
Havia também outro lado da história, e por esse outro lado da moeda parecia que ela deveria se alegrar e não ficar tão mal daquele jeito. Eu me lembrei de minha experiência própria numa situação semelhante e não tive dúvidas ao dizer a ela:

- Você tem todo direito de sofrer!
Claro que isso não é o mesmo que dizer “você não vai sair dessa”. Apenas disse que ela precisava viver aquele momento, não negar o que sentia. Negar o sofrimento só faz com que ele fique engavetado dentro de nós mesmos, como se isso fosse resolver o problema. É como querer colocar uma tampa no cume de um vulcão soltando fumaça e dizer que está tudo sob controle. Mas ter medo de enfrentar um problema não é coragem.
Esses momentos são importantes, são aprendizado para toda a vida.
Então, se chegou um momento difícil, tire todo proveito do que esse episódio pode ensinar para sua vida. Você verá que não é possível fazer isso sozinho... o que já é uma primeira lição.

Currently have 1 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. É um ótimo tema. Coloquei ontem no meu site algo sobre ser forte para enfrentar as crises na vida cotidiana. http://vidaemsociedade.prelatura.org/Pessoa-Forte.php

    A propósito do tema das crises, me lembrei deste pensamento de São Josemaría Escrivá sobre as crises:

    "A meta que vos proponho - ou melhor, a que Deus indica a todos - não é uma miragem ou um ideal inatingível. Poderia relatar-vos muitos exemplos concretos de mulheres e homens da rua, como vós e como eu, que encontraram Jesus que passa quasi in occulto - como que em segredo - pelas encruzilhadas aparentemente mais vulgares, e se decidiram a segui-lo, abraçados com amor à cruz de cada dia. Nesta época de desmoronamento geral, de transigências e desânimos, ou de libertinagem e anarquia, parece-me ainda mais atual aquela simples e profunda convicção que, nos começos do meu trabalho sacerdotal e sempre, me consumiu em desejos de comunicar à humanidade inteira: Estas crises mundiais são crises de santos." (Livro "Amigos de Deus")


© 2010 Benditas crises! |Blogger Author BloggerTheme | Free Web Hosting | Blogger Templates | Business Credit Cards
powered by Blogger | WordPress by camelgraph | Converted by BloggerTheme.